Há tempos que o assunto SPED tem tirado o sono de muitos empresários e o tema parece ser cada vez mais complexo, mas com um pouco de estudo é possível entender bem os objetivos e as regras dessa obrigação fiscal. Atualmente os empresários têm deixado nas mãos de contadores e consultores fiscais a responsabilidade por prestar essas informações, mas as informações solicitadas serão bem mais concisas quando informadas pela própria empresa, pois em alguns casos o nível de detalhamento exige dados que não podem ser prestados com precisão por terceiros.

Como o SPED é uma obrigação que realmente não tem mais volta e que existe a necessidade de enquadrar-se de acordo com as as exigências legais, é importante que o empresário esteja bastante informado sobre o funcionamento do projeto SPED e todos os seus módulos. Para tanto a Receita Federal do Brasil disponibiliza um site no qual muitas dúvidas podem ser sanadas e onde informações atualizadas são publicadas periodicamente.

Se você tem dúvidas sobre como funciona o SPED acesse o novo site do projeto (http://sped.rfb.gov.br) e obtenha as respostas. Você poderá verificar prazos limites, baixar validadores e ficar por dentro de tudo e adequar sua empresa a esta exigência.