Mudanças quase nunca são bem-vindas e algumas vezes podem gerar grande desconforto. Mas resistir as mudanças também pode causar problemas e estes problemas podem ser mais graves e dar mais dor de cabeça.

Quando se trata de atualização de softwares é necessário tratar com duas mudanças, a primeira é cultural e a segunda é técnica. E mesmo que asseguradamente a mudança técnica traga mais benefícios, a resistência cultural para evitar a mudança aflora e o que normalmente se ouve são frases como “Tá funcionando assim, acho melhor não mudar”. A evolução tecnológica galopante que nos acompanha dia após dia já não é mais novidade pra ninguém, todo dia somos bombardeados com novas tecnologias e se não nos atualizarmos fatalmente ficaremos para trás.

Um exemplo claro de resistência que pode gerar complicações administrativas com prejuízos de informações e até  mesmo prejuízos econômicos é a atualização do sistema operacional dos seus computadores. Neste ano, no mês de abril, a Microsoft anunciou a interrupção no suporte ao Windows XP e isso tem causado uma grande movimentação em nível mundial, pois esta foi uma das versões mais estáveis do sistema operacional e encontra-se instalada em incontável número de computadores pelo mundo. Muitas empresas de grande porte utilizam o Windows XP atualmente em centenas de milhares de computadores e muitas vezes as aplicações estão diretamente ligadas, de alguma forma, ao Windows XP, o que amplia a dificuldade técnica para a atualização.

No entanto, a decisão de manter o parque tecnológico com uma sistema operacional que não receba mais suporte pode acarretar em sérios problemas, que vão desde a perda de informações por infecção por vírus até a invasão externa de pessoas mal intencionadas, pois a desatualização cria uma vulnerabilidade maior e permite que estas ameaças se concretizem.

Muitos empresários não dão a menor importância ao assunto, buscando sempre tratar o problema depois de ocorrido, porém algumas vezes os danos e prejuízos podem ser incalculáveis, e isso ocorre quando os recursos necessários para manutenção dos negócios deixam de funcionar por consequencia da falta de atualização.

Por isso aconselhamos a todos nossos clientes que procurem acompanhar a evolução, atualizando seu parque tecnológico e buscando informação para que os recursos das novas versões, sejam em sistemas operacionais, ERP, softwares de gestão ou mesmo planilhas e editores, possam ser aproveitados ao máximo.