A obtenção de lucros é o sentido existencial de toda e qualquer empresa e algumas vezes o gestor demora para conseguir entender onde deve investir seus esforços para que no final do exercício possa colher frutos do seu trabalho. É comum encontrar empresas que tem vendas e geram muito faturamento, mas na hora de fazer um balanço percebe-se um lucro muito baixo ou até mesmo prejuízos, e dessa forma se torna muito difícil que haja crescimento e, infelizmente, algumas empresas acabam sucumbindo por falta de recursos.

A melhor forma de aumentar os lucros é reduzir os custos em todos os setores da empresa, desde os custos comerciais até os custos de produção. E para que essa redução nos custos ocorra no setor produtivo é importante que haja planejamento no processo, pois comprar matéria prima demais pode representar dinheiro parado no estoque, e dependendo do segmento de mercado isso não é um bom negócio. Por outro lado poderá faltar matéria prima para produzir os pedidos e aí temos algo que pode ser tão grave quanto a sobra, pois corre-se o grande risco de atrasar pedidos, o que pode gerar cancelamentos, multas ou outras consequências desagradáveis.

Há ainda um ponto bastante importante a ser avaliado no planejamento e isso ocorre especialmente nas confecções que trabalham com estoque de coleções, quando o pedido entra sem que haja um planejamento adequado a possibilidade de produzir mais peças para atender o pedido existindo peças estocadas é muito grande, assim haverá sobra de peças acabadas, as quais deverão ser comercializadas (quando possível) por preços mais baixos em liquidações, reduzindo os lucros.

E será que ter o melhor ERP do mercado vai aumentar os seus lucros? Digamos que o uso de ferramentas bem elaboradas e com alto índice de acertos facilita muito o processo, mas definitivamente não é tudo. É importante que haja comprometimento de toda a equipe na alimentação do sistema com informações corretas e, principalmente, vontade e empenho dos gestores na aplicação precisa dos métodos de planejamento e análise.