A cobrança escritural é uma ferramenta de grande importância, pois em determinados estágios do desenvolvimento de uma empresa o desperdício de tempo é inadmissível, por este motivo é importante que os gestores busquem soluções que tornem os processos menos demorados e aumentem o maior grau de acertos.
Todo e qualquer processo não automatizado irá dispender um tempo maior para sua execução e estará sujeito a uma maior quantidade de erros. No caso das duplicatas a receber a melhor solução para economia de tempo e agilidade no processo de cobranças, baixas de duplicatas e até mesmo registro em cartório é a cobrança escritural.
Com a cobrança escritural a empresa passa ao banco a responsabilidade pela geração e cobrança fazendo o envio de arquivos gerados pelo sistema de gestão e o banco retorna arquivos com informações de duplicatas pagas, atrasadas, pagas em atraso, enviadas a cartório, etc.
Esse processo reduz de forma considerável o trabalho do responsável pela área financeira, restando a ele a conciliação financeira e tempo que lhe permitirá análises mais detalhadas e precisas da saúde financeira da empresa.