Podemos aumentar o faturamento da empresa sem necessariamente aumentar as vendas.

Muitas vezes vemos na expedição uma série de pedidos que poderiam ser despachados, mas não podem por falta de determinadas peças. A visão muitas vezes nos deixa apreensivos, pois vemos vários pedidos com 99% de atendimento e este 1% não nos permite despachá-los.

Os sistemas de informação necessitam prover facilitadores (inteligência) para que esse problema diminua e ao mesmo tempo facilite o trabalho das pessoas responsáveis pela área de expedição.

Iremos abordar vários itens que efetivamente auxiliam a aumentar o faturamento dando condições aos gestores para tomar decisões rápidas em 3 informativos, logo, fique atento aos próximos. A Infosoft possui vários clientes que já se beneficiam da inteligência aplicada ao atendimento de pedidos.

1 – Agrupamento de pedidos (lote) 

Essa situação acontece com muita frequência para confecções que trabalham com marca própria e ocasionalmente para confecções que trabalham com PL(Private Label).

Agrupar pedidos em lotes é uma condição essencial para o acompanhamento dos mesmos na fábrica.

A empresa recebe centenas ou milhares de pedidos com quantidades e com grades muito distintas que precisam de alguma forma de priorização na fábrica. Como não podemos controlar pedido a pedido esta situação, o agrupamento por lote torna-se obrigatório.

Os sistemas precisam estar preparados para essa situação.

2 – Pedidos específicos

Essa situação também ocorre em confecções que trabalham com marca própria e com PL(Private Label).

Por alguma razão mercadológica temos atender a determinados pedidos especificamente mesmo sendo contrário ao fluxo normal.

Os sistemas de informação precisam facilitar o atendimento a esses pedidos de maneira natural, não colocando empecilhos quando essa situação emerge.

3 – Clientes

Seja pelo peso no faturamento ou por razões de caráter emergencial, temos que priorizar o atendimento a determinados clientes.

Quase sempre ninguém gosta de alterar a programação de fábrica ou da expedição, mas temos que atender com presteza e a informática facilita esse processo.

4 – Referência

A produção por força maior pode ter produzido determinada referência com excedente de peças.

Ao invés de reclamarmos, temos que oportunizar o despacho de pedidos na expedição, mesmo que os mesmos estejam com menor prioridade.

Os softwares precisam apoiar a expedição nesse processo que irá auxiliar na manutenção do faturamento.


Fique atento ao próximo informativo que irá tratar sobre as seguintes situações: atendimento por vendedor, atendimento por previsão de entrega, atendimento com grade completa ou parcial.