Neste artigo vamos te mostrar três controles fundamentais à gestão financeira do seu pequeno negócio!

São eles:

1. Fluxo de caixa

2. Custo por categoria e/ou produto

3. Margem de Receita e Volume

Leia até o final para ver a DICA! Confira também, nosso artigo sobre Como vender mais em 2022!

Gestão financeira

Não é de hoje que esse tema é de extrema importância, visto que, nenhum negócio cresce sem controle.

No entanto, quando pesquisamos sobre gestão financeira, somos inundados por artigos e vídeos trazendo exemplos de controles e indicadores que grandes empresas utilizam. Mas o ponto aqui é, se você está buscando este conteúdo, você provavelmente está no processo de construção de uma grande empresa, certo? Você está querendo fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio.

Foi pensando em você e em milhares de outros pequenos negócios que estão buscando crescer, que trazemos este artigo com os 3 controles fundamentais à gestão financeira!

Veja quais são:

1. Gestão de Fluxo de Caixa

O objetivo desse controle, é o de tornar transparente as informações financeiras do seu negócio. Com ele você controla tudo o que entra e sai da sua empresa, além do seu saldo disponível e capital de giro.

Mas para fazer do jeito certo, você sempre precisará das seguintes informações:

1. Recebimentos – tudo o que entrou na sua empresa;

2. Pagamentos – todos os custos da sua operação;

3. Previsões – principalmente se você recebe pagamentos recorrentes, considere pelo menos um trimestre de receita.

Com essas informações no seu fluxo de caixa, você planeja com maior exatidão os investimentos futuros para o seu negócio – reformas, reposicionamento de marca, contratação, expansão etc. Neste artigo do SEBRAE, você encontra algumas sugestões em relação ao fluxo de caixa.

2. Custo por Categoria e/ou Produto

Quanto custa o cada produto ou serviço que você vende?

Quanto custa sua operação para vendê-lo?

Por quanto você vende?

Na gestão financeira, o custo por produto é basicamente o fruto da relação:

Custos totais de produção e operação (para um lote do produto)

___________________________________÷___________________________________

Quantidade de itens produzidos

A partir do valor obtido, você define sua margem e preço de venda.

3. Margem e Volume

Agora, com o custo em mãos, você vai aplicar a relação custo x preço de venda, para encontrar sua margem de lucro sobre cada produto.

Você pode até estar pensando:

“Não é só fazer isso. Tem muitos outros fatores que influenciam na margem de lucro”.

Concordamos com você, mas lembre-se:

Para um negócio em fase inicial, o cálculo é sim, assim tão simples. Você não precisa refiná-lo ao extremo. Até porque, o que você precisa agora é focar seus esforços em gerar volume de vendas – receita!

Isso mesmo, seus esforços devem estar focados em trazer receita para o seu negócio e garantir que você tenha caixa para reinvestir na empresa e crescer!

Antes da dica final, te convidamos a conhecer nossas soluções para a gestão financeira do seu negócio!

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Fica a dica da Infosoft:

Se você comparar com o volume de vendas por item, levando em conta a margem de cada produto, você encontra o “carro-chefe” da sua empresa!

Portanto, foque primeiramente no produto com maior volume de vendas. E em segundo lugar, naqueles com um bom volume e boa margem!

E aí, este artigo te ajudou? Então compartilha!

Autor – Vinícius Cato Mariano