Todo empreendimento, independentemente de sua atividade econômica, tem como finalidade a obtenção de lucros e o consequente crescimento, e para que isso seja possível é imprescindível que haja um controle financeiro bastante apurado.
Contas a pagar, como o próprio nome define, são as obrigações financeiras que a empresa contrai junto a seus fornecedores, prestadores de serviços, órgãos públicos (impostos, taxas, contribuições, etc), funcionários, entre outros. Contas a receber, por sua vez, são os pagamentos que devem ser feitos pelos clientes da empresa em virtude de produtos vendidos ou serviços prestados.
Não é necessário discorrer muito para que seja entendido que os valores do contas a receber devem ser maiores que os valores do contas a pagar, caso contrário não existirão lucros e não será possível chegar ao crescimento esperado. Pelo contrário, haverá prejuízos e a empresa poderá perder seu espaço no mercado.
Certamente há que existir um planejamento estratégico e o futuro de uma empresa não depende exclusivamente do controle financeiro, é necessário que haja uma gestão de estoques eficaz, uma formação de preços adequadamente elaborada, entre outros controles, porém se não houver controle financeiro a empresa pode incorrer em vários erros que comprometerão todo o resto da estrutura.
Se não houver controle minucioso das contas a pagar poderão ocorrer pagamentos de juros desnecessários, bloqueio de serviços essenciais em virtude de atrasos, atraso no fornecimento de materiais, etc. Por outro lado, caso não haja controle adequado das contas a receber poderão ocorrer atrasos nos pagamentos, perda de ativo, despesas extras com cobranças, etc.
Além das questões mencionadas acima, a falta de controle das contas a pagar e a receber impossibilitará (ou dificultará) que hajam análises financeiras, fluxo de caixa, análise de crédito de clientes, etc.
O InfoMax é um sistema de gestão que foi concebido para auxiliar muito sua empresa a ter todo esse controle financeiro de forma rápida e simples. Através de uma completa integração entre o faturamento e o módulo financeiro as duplicatas são geradas automaticamente, bem como as duplicatas a pagar são geradas através do lançamento de notas fiscais de compra ou baixa de pedidos de compra. Com as duplicatas geradas cabe ao administrador apenas gerir as informações que podem ser facilmente extraídas com o uso de relatórios ou consultas de tela, permitindo que as decisões possam ser tomadas de forma ágil e segura.