Entre os principais motivos listados pelo SEBRAE que levam as empresas a falência está a falta de planejamento. E este planejamento não deve restringir-se apenas a etapa de constituição da empresa, momento no qual o empreendedor deve focar seus esforços para elaborar um plano de negócios bem arquitetado a fim de garantir o sucesso do empreendimento. O planejamento deve ser uma constante dentro da empresa e cada passo, seja ele simples ou complexo, deve ser dado com base em um planejamento estratégico, e quando falamos em planejamento nos referimos a todos os seus aspectos, desde o estudo de viabilidade no mercado até a análise dos investimentos necessários para pôr o projeto em prática.
Para entender qual a situação financeira da empresa em relação as receitas e despesas, do momento atual até períodos futuros, é necessário fazer uso de um controle conhecido como fluxo de caixa. Não usar o fluxo de caixa para medir sua capacidade de investimento em um determinado prazo é, dependendo do tamanho do investimento a ser feito, arriscar toda a estrutura da empresa.
O fluxo de caixa é simplesmente um relatório que se obtém a partir da combinação de informações inseridas, seja em planilhas do excel ou em softwares de gestão e ERPs. Neste relatório deverão estar listadas todas as movimentações financeiras de contas a pagar e a receber que compreendem ao período que se deseja analisar, ou seja, se o interesse é saber qual o poder de investimento de uma empresa para o primeiro semestre de um ano, o relatório de fluxo de caixa listará tudo que há programado de contas a receber de clientes e todas as contas a pagar assumidas dentro desse período (fornecedores, impostos, funcionários, aluguéis, taxas bancárias, etc) e revelará quanto há disponível no final do período.
Neste relatório é possível ainda considerar contas a pagar e a receber projetadas, ou seja, contas a receber relativo a pedidos que ainda não foram atendidos e contas a pagar de pedidos de compra que ainda não entraram na empresa.
Com a simples emissão deste relatório o empresário terá uma visão clara da sua capacidade de investimento e poderá realizar o investimento necessário sem que hajam surpresas futuras.
Conheça os softwares InfoMax e InfoTêxtil e veja todo o potencial que pode ser utilizado para ajudar sua empresa a crescer forte e organizada.