O Controle da Produção utilizando uma Ordem de Produção, ou simplesmente OP é usado em todas empresas que necessitam produzir um item em seu processo de produção. A OP nada mais é que um documento que reúne todas as informações necessárias para produção deste item. 

Conforme pesquisas realizadas pela Infosoft, em sua grande maioria, as empresas utilizam apenas uma ordem de produção impressa e separada pelos setores produtivos da indústria.  Em muitos casos a mesma ordem de produção é utilizada para todos os setores.  

Quais desvantagens de utilizar uma única ordem de produção?  

Vamos imaginar um cenárioonde cada ordem de produção agruparia todos os produtos com todas as características iguais, como cor e tamanho, e possuiria apenas uma data de entrega. Isso seria o ideal, mas é praticamente impossível de acontecer. 

No ambiente real, temos mais de um produto circulando pela empresa, onde cada ordem de produção tem vários produtos de tamanho e cor diferentes, e estes também têm prazos de entrega diferentes. Com esse cenário surgem várias dúvidas: 

  • Como saber quantas peças de cada OP já estão concluídas em cada setor, pois uma cor pode já ter sido concluída e não precisa aguardar o restante da ordem de produção para prosseguir.  
  • Os produtos não estão disponíveis separados pelas suas características, dificultando a contagem e revisão. 
  • São grandes as chances de ocorrer misturas ou trocas de características entre os produtos. 
  • O controle de tempos (apontamento) e posição dos itens não são individualizados. 

 

Então, como resolver?  

Subdividindo a Ordem de Produção em Fichas de Pacotes.

Voltando ao exemplo anteriordividimos uma OP em várias Fichas de Pacotes. Estes pacotes são fracionados por suas características e quantidades. 

Um exemplo seria criar um pacote do produto A com tamanho G na cor azul com 40 peças. Para agilizar ainda mais a produção, pode ser necessário ainda subdividir este pacote em 2 pacotes de 20 peças cada. Cada um destes pacotes recebe uma etiqueta que é impressa e colada no pacote. 

Quais as vantagens da Ficha de Pacote?  

Neste momento, cada fração da Ordem de Produção é controlada individualmente pela ficha de pacote ou ficha de produção. Cada setor pode, através de um leitor de código de barras, dar entrada naquelas peças da OP, iniciando a entrada neste setor e finalizando a saída do setor anterior. Dessa forma, podemos destacar as seguintes vantagens:

  • Permite entregas parciais das peças concluídas. 
  • A movimentação das peças por setor é automatizada. 
  • Assertividade na rastreabilidade em cada setor.  
  • Situações de misturar peças de OPs diferentes são eliminadas. 
  • Apontamento de tempos otimizado.