Diagrama de Ishikawa, Espinha de peixe ou 6M? Por qual nome você conhece essa ferramenta?

Antes de mais nada, independente do nome, vale ressaltar que ela é amplamente utilizada na indústria. Sobretudo no âmbito produtivo.

Por isso, neste artigo vamos te contar o que é o Diagrama de Ishikawa e como utilizar a ferramenta. Além disso, também vamos te entregar um modelo para você já começar a rodar na sua empresa.

Fique até o final para baixar o modelo. Vamos conferir!

Confira também nossos artigos sobre: Gestão da Produção; Lean Manufacture; Ferramenta 5W2H.

Quais são os 6 Ms do Diagrama de Ishikawa?

Antes de mais nada, vamos dar os créditos da criação da ferramenta ao engenheiro químico, Kaoru Ishikawa.

O japonês Kaoru, construiu uma carreira de sucesso dentro do universo do controle de qualidade, tendo publicado além de livros e artigos, o primeiro curso sobre o tema. Kaoru posteriormente ficou conhecido no Japão, como “O pai da qualidade”.

Agora que já conhecemos um pouco da história, vamos mergulhar na prática!

Para entender a ferramenta, primeiro precisamos saber que a sua finalidade é a de encontrar a causa raiz de um problema.

Portanto, os 6 Ms que a compõe vão te guiar até o cerne (raiz), para que em seguida, você aplique a solução necessária. Veja o que é cada um dos Ms:

  • Mão de obra (pessoas envolvidas)
  • Material (qualidade e tipo de materiais envolvidos)
  • Máquina (equipamentos)
  • Medida (métricas)
  • Meio (onde ocorre a atividade)
  • Método (como é desempenhado o trabalho)

Para cada um dos Ms da ferramenta, vamos detalhar as rotinas e complicações que eventualmente ocorrem, para assim conseguir determinar o impacto que eles têm sobre o problema em questão.

Como utilizar o Diagrama de Ishikawa?

Antes de mais nada, vamos desenhar um cenário e conhecer nossa empresa de exemplo.

Neste caso, estamos tratando de uma indústria têxtil de pequeno porte. Eles estão atuando no mercado há apenas 3 anos. Entretanto, vêm ganhando espaço regionalmente e crescendo.

Por outro lado, eles estão enfrentando um grande problema:

a dificuldade na retenção de clientes

A empresa relata que apenas 20% dos clientes voltam a fazer negócio depois de 6 meses.

Existem algumas hipóteses levantadas pelos gestores, porém é preciso fazer uma análise mais aprofundada. Por isso escolheram o modelo Ishikawa da Infosoft!

Veja como eles fizeram:

Diagrama de Ishikawa / Espinha de peixe
Aplicação do Diagrama de Ishikawa / Espinha de Peixe – Infosoft Sistemas

Durante a execução do diagrama, a empresa descreveu as atividades fundamentais de forma transparente, assim como trouxeram à tona suas defasagens.

Ao final da análise com o Diagrama, chegaram a duas hipóteses:

  • Falta de transparência e informações produtivas para o cliente, como por exemplo, os relatórios de Entrada x Saídas de fios;
  • Follow-up comercial. Após o fechamento do contrato, a empresa não mantém conversas constantes com o cliente, portanto não cria proximidade.

Agora com as hipóteses levantadas, vamos ver quais serão os próximos passos.

O que fazer depois do Diagrama de Ishikawa?

Imediatamente após rodar o Ishikawa, os gestores precisam definir a meta a ser atingida. Para a empresa exemplo, essa meta é – aumentar para 60% a taxa de retenção de clientes após 6 meses desde a aquisição.

Daqui em diante, a empresa deverá atacar em duas frentes, uma para cada hipótese, a fim de validar ou invalidar cada uma delas.

E para rodar esse plano de ação, você já sabe qual será a outra ferramenta utilizada, certo?

Sim, ela mesma! 5W2H

Imediatamente após o levantamento de hipóteses com a Espinha de Peixe, a empresa terá de rodar seu plano de ação baseado no 5W2H.

Nesse meio tempo de validação das hipóteses, os gestores deverão monitorar os indicadores definidos e realizar ajustes no plano. Eventualmente será necessário revê-los ou compará-los com outros indicadores, sempre buscando aquele que melhor reflita a realidade.

Lembre-se, o objetivo da empresa deve envolver todos os membros do time, e nesse sentido, cabe ao gestor organizar as atividades e compartilhar os resultados parciais.

Para fechar esse artigo, queremos compartilhar com você gestora ou gestor, o modelo do Diagrama de Ishikawa que utilizamos neste artigo.

Basta clicar no botão e baixar!

Baixar material
Baixar material

Bons negócios!