Os sistemas de gestão têxtil deverão acompanhar o crescimento da sua indústria. Bem como terão sempre duas finalidades – otimizar processos e garantir qualidade do produto.
Por isso, neste artigo vamos cobrir de sistemas de produção e gestão da sua indústria têxtil até aqueles específicos para design e validação de peças.
Acompanhe o artigo!
Você também irá gostar de ler nossos artigos relacionados: 1. Gestão da Produção | 2. O que é Lean Manufacturing.
Sistemas de Design e Manufatura
Vamos começar por sistemas específicos para a Indústria Têxtil. Assim, os dois primeiros serão o CAD e o CAM.
Se você possui experiência na indústria da moda e confecção, provavelmente já se deparou com essas siglas.
Por isso, vamos ver qual sistema cada uma representa e quais suas aplicações.
CAD | Design Assistido por Computador
Apesar de geralmente tratar de ambos os sistemas como se fossem um só, chamando de “CAD CAM”, na verdade são sistemas distintos, porém complementares.
O CAD, neste caso, é um sistema extremamente importante para os designers de moda. Isso porque ele simplifica o trabalho de criação de esboços, permitindo visualizar por exemplo:
- O caimento da peça;
- Modelagem
- Cores
- Formas
- Tipos de tecidos etc.
Em outras palavras, assim como mencionamos anteriormente, o CAD otimiza processos e garante uma maior qualidade do produto.
Outro impacto relevante que você terá ao utilizá-lo será no custo de produção.
Com um modelo virtual do produto, sua empresa dispensa a necessidade de produzir peças piloto e portanto, evita o desperdício de matéria-prima e tempo de operação.
CAM | Manufatura Assistida por Computador
Depois de criar seus modelos de peças e validá-los, é hora de planejar e validar os dados para a produção. É então que entra o sistema CAM.
Com ele, sua empresa deve ser capaz de simular a produção das novas peças, aplicando todas as variáveis possíveis.
Assim como no CAD, o objetivo aqui é otimizar seu processo produtivo.
Em específico, o sistema CAM deve te entregar um plano de manufatura bem definido, refletindo dados de maquinário, matéria-prima, tempos de produção e desperdícios, por exemplo.
Sistemas de Gestão Têxtil | Produtivo e Fiscal
Aproveitando o assunto de sistema de gestão para a indústria têxtil, vamos seguir na produção e falar de alguns controles essenciais.
A fim de te entregar uma informação precisa e de qualidade sobre essa automação, vamos tratar do que dominamos – o sistema de gestão Infosoft e suas funcionalidades.
Automação e MRP
O MRP é uma funcionalidade fundamental no dia a dia das indústrias.
A sigla, deriva do inglês e significa Planejamento de Recursos Materiais.
Ela realiza cálculos utilizados para controlar as quantidades de todos os componentes necessários à manufatura dos seus produtos.
Calculando os estoques e definindo momentos em que é necessário comprar cada item de um produto, o sistema se baseia nas necessidades produtivas e na estrutura da fábrica para então, entregar informações de composição e necessidade, com exatidão.
Seu objetivo é manter a estrutura funcionando sem excessos ou falta de material!
Controle Produtivo e de Estoque
Primeiramente, se você possui uma indústria ou está começando uma, adotar um sistema de gestão produtiva pode ser um dos seus melhores investimentos iniciais.
Desde o primeiro dia, crie a cultura de alimentar o sistema com seus dados produtivos. Todas as movimentações internas e controles fiscais devem passar pelo seu sistema de gestão.
Assim, você evita que sua empresa cresça em desordem e você passe a conviver com aquele sentimento de falta de controle.
Portanto, ao controlar a produção da sua indústria têxtil, você também controlará os desperdícios, gargalos produtivos, estoque e o seu ambiente fiscal!
Nesse sentido, veja como o nosso sistema pode ajudar sua empresa a evoluir neste cenário, com uma simples sequência de ganhos:
1. Com ele você tem lançamentos automáticos de insumos, quando “bipa” a etiqueta do produto;
2. Todas as movimentações são registradas e gravadas, criando relacionamento entre elas;
3. O monitoramento pode ser feito em tempo real;
4. Você tem dados produtivos e fiscais para desenhar suas estratégias de negócio;
5. Por fim, você encontra aquele produto que é o seu “carro-chefe”. Descobre oportunidades de aumentar sua margem de receita e se torna mais competitivo no mercado ao precificar corretamente seus produtos.
Não espere perder sua planilha e o controle da empresa para adotar nosso sistema de gestão!
Por isso, garanta o crescimento saudável do seu negócio nos chamando no telefone (47) 9 9967-0179.
Controle de Notas Fiscais
Apesar de não estar diretamente ligado à linha produtiva, esse controle tem um impacto gigante sobre a sua empresa. Entenda!
Indústrias como a sua, que movimentam grandes volumes de produtos mensalmente e até diariamente, não podem descuidar do setor fiscal.
Entretanto, se para ter um maior controle você precisa contratar cada vez mais pessoas, isso é um indício claro de que sua empresa precisa de automação e otimização de processos.
Caso prefira seguir com planilhas e lançamentos individuais de notas, seus custos crescerão de forma desproporcional à receita, e a saúde financeira da sua indústria têxtil estará em xeque!
Além disso, vale reforçar que estamos no Brasil, ou seja, estamos em um país burocrático. Portanto, se o seu controle fiscal é “bom”, tome cuidado. Ele precisa ser excelente!
Segundo, se a sua empresa possui um sistema de gestão que não integra processos e você ainda precisa emitir nota por nota, provavelmente você está usando o sistema errado.
Por fim, se você realmente quer:
- Otimizar o trabalho e tempo do seu time financeiro e fiscal;
- Ter segurança de verdade no relacionamento e emissão de notas…
Você deve conhecer nossas soluções para o mundo têxtil, clicando aqui ou entrando em contato pelo telefone (47) 9 9967-0179.
Alguns outros Sistemas de Gestão Têxtil
Neste artigo, nos aprofundamos em 3 (três) sistemas específicos e suas funcionalidades.
Contudo, não poderíamos finalizar este artigo sem te apresentar mais 2 (dois) sistemas específicos. Veja quais são:
Simulação de Peças para Produção
Graças aos avanços computacionais, a indústria têxtil hoje se beneficia de sistemas que simulam praticamente todos os processos produtivos.
Este é o caso de sistemas de simulação de peças. Veja:
Esses sistemas permitem criar e visualizar uma peça de roupa por completo. Tanto em 2D quanto em 3D, os designers de moda criam e ajustam os modelos com base em informações reais – textura do tecido, ajustes de medidas, costura etc.
A vantagem é clara. Antes de mandar uma peça do croqui para a produção, sua empresa vai testá-la no sistema e encontrar as oportunidades de melhoria. Em outras palavras, irá reduzir o possível percentual de falha e desperdício.
Demonstração de Materiais e Texturas Complexas
Existem algumas soluções avançadas na indústria têxtil, que permitem você desenhar produtos de alta fidelidade.
Da mesma forma que o sistema anterior permitia aos designers simular peças de roupas em 3D e realizar ajustes necessários, sistemas de demonstração de materiais possibilitam a criação de peças em alta definição e fidelidade.
Alguns até acompanham sistemas de escaneamento, que importam as propriedades do tecido para a biblioteca do sistema!
Portanto, ao criar o produto, o designer consegue aplicar o tecido desejado e ter uma visualização perfeita da peça, sem ter que gastar com o desenvolvimento de um protótipo.
Logo, quanto mais fiel ao produto for a simulação no sistema, menos custos produtivos serão necessários.
Nossa sugestão final sobre sistemas de gestão têxtil!
Frequentemente recebemos contato de empresas têxteis que controlam suas operações de forma manual. Mais precisamente, através de PLANILHAS!
Não seja uma dessas empresas! Evite desperdícios produtivos e processos operacionais lentos e custosos.
Tenha uma empresa eficiente e ágil. E acima de tudo, seja competitivo!
Autor – Vinícius Cato